BLOG

STOCKOSORB é um retentor de água que reduz a frequência de rega e a quantidade de fertilizantes

Projar, comercializa há anos o hidrogel hidrorretentor STOCKOSORB, que atua como reserva de água disponível para as plantas. Este hidrogel retém água e nutrientes em solos e substratos e liberta-os de acordo com as necessidades da planta. Dependendo da qualidade da água, um quilograma de produto pode absorver e libertar até 250 litros de água, podendo-se obter reduções na frequência de rega de até 50%, reduzindo também a quantidade de fertilizantes.

O retentor de água da Projar, STOCKOSORB, é um homo-polímero à base de potássio, isento de acrilamida, ambientalmente seguro e biodegradável. Este produto é utilizado tanto em plantações novas como nas já estabelecidas nos setores agrícola, de paisagismo e jardinagem.

A sua utilização é recomendada sempre que seja necessário otimizar o uso da água, como no caso de culturas de sequeiro, regadios com limitações de rega ou em solos com pouca capacidade de retenção de água. Também é recomendado em reflorestação, vasos de plantas que tenham que passar por períodos prolongados sem poder ser regados ou plantações de áreas verdes com rega não automatizadas em que seja interessante reduzir a frequência de rega e economizar mão de obra. Ideal para áreas com escassez de água ou afetadas pela seca.

STOCKOSORB, permite um ótimo desenvolvimento das plantas, prolongando o seu ciclo de vida. Por ser um retentor de água específico para agricultura, a absorção da água pela planta é muito fácil. Além disso, não perde esta capacidade mesmo após períodos de seca, uma característica do STOCKOSORB é a sua rápida capacidade de reidratação, mesmo após a desidratação total. O hidrogel mantém aproximadamente 75-60% de sua capacidade de absorção e retorno de água e nutrientes por um período de 2 a 3 anos.